Boa noite, caros futuros leitores.
Apresento hoje, meu novo blog "Aos passos de Apolônia".
Vamos às apresentações. Sou Medeiros Alencar, estudante de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio.
Como estudante de tal curso, destino esse blog à postagens referentes à profissão que quero dedicar-me e às disciplinas associadas.
Irei publicar, também, os desafios e as conquistas no meu curso. Quero compartilhar todas as experiências com vocês, caros amigos.
Justificando o título do blog: De acordo com os antigos egípcios, o sol era responsável pela cura de vários males, inclusive as doenças dentárias. De acordo com a mitologia grega, o deus responsável pelo sol era Apolo. Ou seja, Apolo curava as doenças. Com o passar do tempo e o avanço do cristianismo, ouve a união de figuras pagãs com imagens católicas. Resumindo: Apolo foi transformado em Santa Apolônia, que é considerada a santa dos dentistas.
Espero fidelidade e compreensão de todos.
Abraço.
P.S.: Visitem meu outro blog. Viagens psicóticas (www.medeirosalencar.blogspot.com)
Um comentário:
É recorrente esta questão do sofrimento experimentado por aquele que cuida.
Se Santa Apolônia é capaz de curar as dores de dentes por ter sido torturada, inclusive tendo perdidos seus dentes nestas sessões de tortura, constituindo-se em mártir e santa representante da Odontologia, verifica-se semelhança ao próprio sofrimento de Quíron que devido ao seu próprio sofrimento se apenou dos outros que sofria e criou a medicina ensinando-a a Esculápio, o primeiro médico.
É da própria dor que tiramos a lição de cuidar dos outros.
Por qual sofrimento passamos nós dentistas em nossa formação que nos permite isto?
Aproveite seu sofrimento, sua fonte maior de aprendizagem.
Postar um comentário